Índice de aluguel residencial desacelera para 0,21% em maio, diz FGV

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) registrou alta de 0,21% em maio, o que representa uma desaceleração ante a taxa de 1,40% observada em abril, informou nesta quinta-feira (6) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O resultado elevou a variação acumulada em 12 meses para 9,45% em maio, ou 0,29 ponto percentual acima dos 9,16% verificados em abril de 2024.

Entre abril e maio, o IVAR registrou aceleração em três cidades: Belo Horizonte, que passou de -3,38% para +4,62%; Rio de Janeiro, avançando de -0,46% para 4,55%; e Porto Alegre, que aumentou marginalmente, de 2,02% para 2,20%. Por outro lado, São Paulo apresentou uma queda acentuada, passando de 3,20% para -4,00%.

Já a taxa interanual do aluguel residencial apresentou aceleração em três das quatro cidades analisadas.

No Rio de Janeiro, a taxa subiu de 11,05% para 12,56%, refletindo a aceleração mais intensa do ritmo de aumento dos aluguéis dentre as cidades componentes do IVAR.

Em Belo Horizonte, a taxa de variação anual avançou de 10,45% para 12,09%, enquanto em Porto Alegre, a taxa anual passou de 8,75% para 11,50%, indicando uma tendência de retomada do crescimento dos preços do aluguel nessas regiões.

A única cidade a registrar desaceleração significativa na taxa interanual foi São Paulo, onde a taxa acumulada caiu de 7,44% para 5,27%.

O IVAR foi desenvolvido para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.

Fonte: InfoMoney

Fale com um consultor
Enviar via WhatsApp

Ligamos para você

Preencha os campos com seus dados para falar com um especialista Kaslik.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Fale por E-mail

Preencha os campos com seus dados para falar com um especialista Kaslik

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Você pode nos ligar

Confira nossos números e entre em contato.

Fale por Whatsapp

Preencha os campos com seus dados para falar com um especialista Kaslik.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.